quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

III Curso de Verão em Neurociências do Rio de Janeiro (UFRJ/OCC)

Carga Horária: 08 horas presenciais

Data: 15/02/2014, das 8:00 às 17:00h

Local de Realização: Anfiteatro do IBCCF (Sala G1-022 – Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho) e a sala do CeC-NuDCEN (Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências). Bloco G, Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Centro de Ciências da Saúde, Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro.

Vagas oferecidas: 50 vagas, sendo 50% destinadas a jovens entre 14 e 18 anos.

Instituições realizadoras: Universidade Federal do RIo de Janeiro/Organização Ciências e Cognição. 

Pré-inscrição: até 03/02/2014! O curso é gratuito.

Objetivo: O curso tem como objetivo ampliar os conhecimentos básicos e aplicados sobre neurociências, de forma a complementar a formação acadêmica através de atividades práticas em oficinas destinadas ao ensino de neurociências.

Público-Alvo: Alunos do ensino médio, graduandos, pós-graduandos, profissionais e o público em geral. Este curso é destinado aos interessados em ampliar seus conhecimentos  em neurociências, sendo que  50% das vagas são destinadas a alunos do ensino médio, com idade entre 14 e 18 anos, de forma a auxiliar no preparo de jovens interessados em participar da Olimpíada de Neurociências do RIo de Janeiro (Rio Brain Bee).
Pré-Requisito de Seleção: Idade mínima de 14 anos. Jovens entre 14 e 18 anos só poderão realizar o curso com autorização por escrito do responsável (dados no formulário de pré-inscrição).


Conteúdo Programático:

Módulo
Programa
Introdução à organização morfofuncional do sistema nervoso
História das Neurociências. Desenvolvimento e organização do sistema nervoso (SN). Introdução à estrutura e ao funcionamento do SN. Divisões anatômicas e funcionais do SN (centrais e periféricas). Tipos celulares neurais (neuronais e não neuronais) e suas características funcionais e morfológicas (macroscópicas e microscópicas). Aula Teórica e Prática.
Excitabilidade celular: bioeletrogênese e sinapse
Membrana celular: composição bioquímica e papel funcional das proteínas. Excitabilidade celular. Definição e características dos potenciais elétricos e sua propagação. Conceito e características das sinapses. Mecanismos de interrupção ou bloqueio da transmissão sináptica e patologias relacionadas.  Agonistas e antagonistas farmacológicos e o uso de toxinas. Aula Teórica e Prática.
Sensações e percepções 
Modalidades e submodalidades sensoriais. Tipos e exemplos de receptores sensoriais e vias de processamento sensorial.  Integração multimodal. Mecanismos atencionais. Anatomia funcional do sistemas somestésico, visual, olfatório, gustativo e auditivo. Plasticidade e topografia corticais. Aula Teórica e Prática.
Introdução aos sistemas motores e movimentos.
Tipos de movimentos. Organização geral dos sistemas motores somáticos e viscerais. Funções motoras e estruturas de controle central. Áreas centrais, vias descendentes e organização medular. Integração sensório-motora. Movimentos reflexos, rítmicos, voluntários e ajustes posturais. Locomoção. Aula Teórica e Prática.
Sistema nervoso autônomo, estados motivados e emoção.
Características do sistema autônomo e dos estados motivados (fome, sede, sexo, regulação térmica e de pressão). Subdivisões autônomas e centros e eixos de controle neuro-endócrino. Bases neuroendócrinas dos comportamentos e emoções. Aula Teórica e Prática.
Aprendizado, memória, linguagem, inteligência e consciência.
Características  dos processos de aprendizagem e memória. Tipos de memória e circuitos envolvidos. Aprendizado e plasticidade sináptica. Amnésias. A produção e a compreensão da fala: mecanismos cerebrais. A natureza do pensamento e suas características. Compreensão x cognição. Atenção e motivação. Inteligência: conceitos, tipos e hereditariedade. Ritmos biológicos, vigília, consciência, sono e sonhos.Aula Teórica e Prática.
Neurociências clínicas, técnicas de pesquisa e tecnologia médica.
Analise dos princípios, características e quadros clínicos de patologias que acometem o sistema nervoso tais como doença de Alzheimer, doença de Parkinson, doença de Huntington, autismo, vícios, transtorno bipolar, epilepsia, acidente vascular cerebral, esquizofrenia, síndrome de Tourette, síndromes neurológicas relacionadas à SIDA e à dor crônica. Avaliação de técnicas de estudo de e tecnologias aplicadas à área médica. Aula Teórica e Prática.


Equipe:
    Prof. Dr. Alfred Sholl Franco (IBCCF/UFRJ).
    Prof. Dr. Clynton Corrêa (Faculdade de Medicina/UFRJ).
    Profa. Dra. Jane Faria (ICB/UFRJ).
    Profa. Adriana da Cunha Faria Melibeu (Dept. Neurobiologia/UFF)
    Profa. Priscilla Oliveira (Dept. Neurobiologia/UFF).

Inscrições e Formulário:
As inscrições poderão ser realizadas entre 02/12/2013 e 03/02/2014.

Baixe o formulário inscrição III CVN (http://cienciasecognicao.org/riobrainbee/wp-content/uploads/2012/12/2014-formulario-inscricao-III-CVN.pdf). Complete seus dados, assine-o e depois o envie digitalizado para o e-mail cfcn@cienciasecognicao.org até o dia 03/02/2014, juntamente com uma carta de interesse (de no máximo uma página).

A confirmação de sua inscrição será realizada no dia 10/02/2014.

Lembre-se: no dia do Curso você deverá trazer o original do Formulário de Inscrição (assinado) e uma cópia da documentação de identidade para completar sua inscrição! Se você for menor de idade, deverá trazer uma cópia do documento de identidade do seu responsável também!


Mais informações em: http://cienciasecognicao.org/riobrainbee/curso-de-verao

Nenhum comentário:

Postar um comentário