terça-feira, 10 de março de 2015

Seminário Caminhos da Água


Local: Sesc Tijuca - R. Barão de Mesquita, 539
Período: 18/03/2014
Horário: Das 9h às 17h
Preço: Grátis

Objetivo:
O recurso natural água é um insumo indispensável para o ser humano, seja para saúde, bem estar ou atividades econômicas. Em tempos de crise hídrica e em comemoração ao Dia Mundial da Água, o Sesc realiza, dia 18/3 na unidade Tijuca, o Seminário Caminhos da Água.  O evento, gratuito,  vai abordar causas e efeitos da crise, além de levantar a importância das áreas verdes urbanas para a conservação e qualidade desse valioso recurso natural.

O objetivo é difundir conhecimentos relacionados ao tema e promover uma troca efetiva e integrada de informações, aproximando pesquisadores, profissionais da área, estudantes e interessados no assunto. Pierre - André Martin, João Manuel Linck Feijó, Gerard Moss, Daniel Toffoli e Alexandre Braga são os especialistas que apresentarão palestras, mediados por Vilmar Berna.

Programação:
9h - Welcome Coffee / Credenciamento  
10h - Abertura
10h15 - Palestra: Unidades de Conservação e Proteção dos Mananciais - Daniel Toffoli (Coordenador de gestão socioambiental do Parque Nacional da Tijuca)
11h - Palestra: Amazônia e seus Rios Voadores - Gérard Moss
Criador do projeto Rio Voadores, Gérald Moss falará sobre sua pesquisa do vapor de água amazônico e a divulgação do seu papel no regime de chuvas em outras regiões do Brasil.
12h15 – Almoço livre
14h - Palestra: Controle Social dos Recursos Hídricos - Alexandre Braga (Comitê de Bacia da Baía de Guanabara)
14:45 - Palestra: Cidades azuis: O que são? Porque são importantes? Como fazer essa transformação? - Pierre - André Martin
O tema Cidades Azuis será abordado com ênfase em problemas e soluções por meio de uma introdução teórica e de estudos de caso. Nesse momento no mundo, muitas cidades colocam o tema "água" no centro de suas preocupações para não só atender necessidades básicas, mas também, criar uma melhor qualidade de vida na cidade e reconstituir o ciclo hidrológico.
15h30 - Palestra: Sistema integrado Ecotelhado de reuso de águas - João Manuel Linck Feijó
Na mesa, o engenheiro João Manuel Linck Feijó discorre sobre o aproveitamento da água da chuva e reuso de águas servidas por meio de tratamento por zona de raízes aproveitando a própria laje da edificação por meio de wetland adaptado ao telhado verde.
17h - Encerramento  

Nenhum comentário:

Postar um comentário